Perguntas Frequentes

P. O que é e-book?

e-book é a abreviação do termo em inglês "eletronic book" e significa livro eletrônico ou livro digital. O e-book mudou completamente o conceito de livro como conhecíamos até agora, pois alia a experiência da leitura a outros elementos como o áudio, o vídeo,a interatividade, etc. Com o dispositivo de leitura conectado a internet, o livro ganha possibilidades infinitas de aplicação, tornando o ato de leitura uma experiência diferenciada. A portabilidade é outra característica fundamental do e-book, pois enquanto carregar dois ou três livros já é uma tarefa incômoda, no formato e-book pode-se transportar uma biblioteca completa em um pequeno dispositivo como um smartphone ou um dispositivo usb. Além disso, a transferência instantânea de um lugar a outro, acaba com problemas como transporte, armazenamento e tempo de espera.

P. Quais os formatos do e-book e qual o melhor entre eles?

Os formatos mais usados em um livro digital são: HTML, PDF, ePub, iBooks e Mobi. O conceito de melhor ou pior, não é a forma adequada de se escolher qual o formato mais indicado para uso. Cada um tem suas qualidades e limitações. Para ler livros eletrônicos em dispositivos portáteis, com certeza os formatos indicados são o ePub (Android, IOS) e suas variações como o Mobi ( para kindle) e o iBooks (para iPhone e iPad).

HTML - É a sigla para Hyper Text Markup Language ou linguagem de marcação de hipertexto. É uma linguagem de marcação utilizada na produção de páginas web e produz textos que podem ser lidos em computadores e similares e podem ser transmitidos pela internet. É necessário um leitor de HTML ou simplesmente um navegador de internet para ler documentos produzidos em HTML.

PDF - significa : Portable Document Format - Formato Portátil de Documento. É um formato de arquivo criado pela empresa Adobe Systems e serve para que qualquer documento possa visualizado por um leitor de PDF (ex: Adobe Reader - que pode ser baixado gratuitamente) não importando em que tipo de programa tenha sido originado.

ePub - Abreviação de Eletronic Publication, é um formato de arquivo digital específico para ebooks ( livros eletrônicos). Foi criado pelo International Digital Publishing Forum. Diferente do PDF, o EPUB foi projetado para ter seu conteúdo fluido, ou seja ele foi idealizado para que possa se adaptar aos diversos formatos dos dispositivos de leitura. Atualmente, a versão mais utilizada é o EPUB 2, entretanto, existe a versão Epub 3 que tem suporte a elementos multimídia como áudio e vídeo. O ePub utiliza em sua estrutura códigos HTML e XML.

iBooks - É o formato da Apple. Foi idealizado a partir do formato ePub.

Mobi - É o formato nativo da Mobipocket que depois foi adquirido pela Amazon e é utilizado no Kindle. Assim como o iBooks, foi idealizado a partir do formato ePub.

P. Publicando meu livro terei garantias de vendas?

Ninguém poderá garantir que um livro será um sucesso de vendas. Afinal, quem decide isso é o público leitor. Com certeza, um autor consagrado vai ter muito mais oportunidades que um autor iniciante. A publicação deixa o livro ao alcance do público leitor, a partir daí, é preciso um trabalho de divulgação. O mercado literário, como o próprio nome deixa subentender, é um mercado e por isso visa lucros. A grande dificuldade de publicação de novos autores em editoras convencionais, se deve a incerteza do retorno financeiro. Por isso, é comum que as editoras optem pelo retorno garantido das publicações já consagradas. É importante para o autor que não conta com os serviços de divulgação de uma grande editora, fazer parcerias com grupos e blogs literários para a divulgação de seu livro.

P. Posso estipular o valor que desejar por meu livro?

O autor determina o valor que vai cobrar por cada exemplar de seu livro. A partir desse valor, serão calculadas as taxas e tarifas de serviço, que após descontadas, resultarão no valor líquido que o autor receberá por cada exemplar vendido. Entretanto, algumas livrarias delimitam os valores que podem ser cobrados por exemplar, como por exemplo, a iBooks da Apple, que limita o preço mínimo em U$0.99 e o preço máximo em U$39.99 dólares americanos, além de exigir que o valor não seja arredondado, ficando sempre com U$0,99 no final. O importante, é que o autor calcule um valor justo por seu livro. Afinal, de nada adianta colocar um preço acima da realidade do mercado e não conseguir efetuar nenhuma venda.

P. Posso publicar alguma obra em domínio público?

Quanto a fazer a produção digital de uma obra em domínio público para colocar à venda ou para download gratuito em um site seu ou de terceiros com quem mantenha alguma parceria, não há problema algum. Entretanto, as livrarias virtuais exigem que quem vai publicar em suas lojas, tenha os direitos autorais da obra a ser publicada. A Amazon, por exemplo, permite que sejam publicadas obras em domínio público, contanto que exista algum diferencial inédito, como: uma nova tradução da obra, ilustrações, fotografias, etc. cujos direitos autorais pertençam a quem pretende publicar.

P. Pode me explicar de que forma vou receber os direitos sobre a venda de meus livros?

Ao contratar os serviços de Produção e Publicação (ou simplesmente de Publicação) conosco, o livro será publicado em uma conta nas Livrarias virtuais em nome do autor. Essa conta vai ser gerenciada pelo próprio autor, e será necessário adicionar uma conta corrente para receber pagamentos advindos das vendas concluídas. É importante salientar, que cada livraria tem o seu critério próprio para efetuar esses pagamentos; tais como: efetuar o pagamento quando as vendas acumularem um determinado valor ou em datas pré-determinadas. No momento de contratação dos serviços, explicamos detalhadamente todo o processo de cadastro. O importante, é que todos os dados sigilosos, como dados fiscais ou relativos as contas correntes, assim como verificação dos balanços de venda, etc., serão de uso exclusivo do autor.